• Autor Tatiana Maghamez Gonçalves
  • Ano 2013/1
  • Coorientador Helenita Bueno
  • Resumo

    O tema proposto é um Centro de Ensino que irá oferecer cursos técnicos e de nível superior voltados para a indústria especializada na cadeia produtiva têxtil e de confecção. O objetivo é formar o perfil profissional demandado pela indústria local, possibilitando uma qualificação profissional, e incentivando o crescimento da indústria têxtil. O terreno escolhido para o projeto fica localizado na Rua Coronel Veiga, no município de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro. A escolha se deu devido as características de visibilidade, fácil acesso e caráter comercial da rua. O conceito do projeto está baseado na definição de vitrine por Jean Baudrillard, que diz ?Embalagem, janela ou muro, o vidro encontra uma transparência sem transição: vemos, mas não podemos tocar. A comunicação é universal e abstrata. Uma vitrine, é encantadora e frustrante, mas é também informação, que é a própria estratégia da publicidade.? A implantação da edificação foi afastada das divisas, conforme a tipologia das demais edificações da região. Foi proposto um volume com corpo principal do edificío, organizado em um estrutura metálica modulada, atribuindo uma fachada racional para os fundos. Na fachada frontal, dois volumes avançam do corpo principal, formados por angulos agudos e planos inclinados. A estrutura metálica na fachada frontal funciona como uma trama que compõe o tecido. Na demais fachadas, projetam-se telas de Led que funcionam como a vitrine do edificío e funcionam como o próprio meio de publicidade do Centro de Ensino e também das campanhas das lojas da cidade. A edificação foi implantadao a cota 1m acima do nível da rua, devido a caracterísitica de alagamento da rua. Foi criada para suavizar a subida, 3 platores, formando 3 praças. A maior praça está no nível 0 e funcinonará como um espaço semi-público, onde o transeunte poderá usufruir. Foi proposto um desenho de piso que se confunde com a trama estrutural da fachada. Existe um elemento que foi destacado em vermelho, a rampa de acesso principal, que funciona como uma passarela principal, um ?tapete vermelho?. A idéia de vitrine se reproduz internamente com o conceito muito utilizado pelo arquiteto Norman Foster em seus edificios educacionais, com fechamentos de salas de aula em vidro ou até mesmo com salas abertas. Na disposição das salas foram propostos fechamentos em drywall, em vidro ou abertas, como já citado acima, de forma a tornar o uso e a dimensão dos espaços das salas flexíveis, e sujeito a transformações com o uso e mobiliário.


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